domingo, 3 de agosto de 2014

férias na chapada diamantina

E quando me dou conta, mais de 6 meses se passaram desde a última postagem...
Bem, vamos ao que interessa, o título da postagem. Este ano resolvemos alterar o padrão "férias com as crianças no resort" e fomos nos aventurar na Chapada Diamantina. Eu e o Rô já havíamos estado lá, mas antes de ter crianças, então apesar de muito feliz com a decisão, estava um pouco receosa sobre o que fazer com a molecada por lá. Posso afirmar que minhas expectativas foram superadas e o medo infundado.
É claro que que tem alguns passeios que eu não acho adequado fazer com as crianças (pelo menos com as minhas), contudo tem muita coisa para aproveitar com os pequenos.
Nos hospedamos em Lençois, em uma pousada muito linda e charmosa, mas na minha opinião nem tão adequada para ficar com eles - faltou tv no quarto e uma área de lazer, para as horas de descanso...
O primeiro passeio, no dia em que chegamos foi para as piscinas do rio Serrano. Ele fica na cidade, 5 minutos caminhando. São inúmeras poças, pequenas cachoeiras, chão todo em pedra e um visual lindo da cidadezinha.
rio Serrano




No segundo dia fiz um passeio de 1/2 dia com os meninos. O Rô estava trabalhando e não pôde ir conosco. A aventura começa pela mesma trilha que leva ao Rio Serrano. Primeira parada, depois de uns 20 minutos de caminhada, na cachoeirina, em seguida poço Halley, depois salão das areias coloridas, onde os moleques se divertiram muito escorregando e correndo pela areia e finalizamos, novamente no rio Serrano. Foram 3h30 de passeio, com guia, incluindo as paradas para banho, fotos e brincadeiras.
A tarde foi passeando pela cidade e depois descansando na pousada.

meninos fazendo a trilha





cachoeirinha


parada para o lanchinho no poço Halley


a caminho do salão de areias coloridas




Rio Serrano

Tonico se tatuando com tinta extraída de uma pedra

3o dia fomos para o pantanal de Marimbus. Passeio de barco, caminhada, cachoeira, almoço na fazenda e mais barco. Muito bonito e bem tranquilo para as crianças acompanharem.











comunidade quilombola de Marimbus

4o dia, combinamos com um casal de amigos de passearmos juntos. Começamos o dia subindo o morro do Pai Inácio. Esta é uma ótima dica para quem está com pequerruchos junto: comecem pelo mais puxado, quando eles ainda estão cheios de energia - as 3 crianças nos acompanharam super numa boa. Depois fomos para Pratinha, onde o carro chega na porta, tem estrutura de restaurante e banheiros e uma límpida piscina natural para tomar banho, tirolesa, grutas da pratinha e azul, tudo a menos de 5 minutos de caminhada. Neste dia utilizamos o serviço de um guia para nos acompanhar, mas dá para fazer por conta, tanto o morro quanto a pratinha. Basta um mapa e se informar com os locais antes. Na pousada que ficamos a recepção estava sempre disposta a ajudar, marcar passeios e dar boas dicas.
criançada detonando na subida do morro

Combinar de fazer o passeio com amigos torna tudo melhor e mais divertido










mais encontros no tráfico para o Pai Inácio, rs

Pratinha


Tonico pronto para a tirolesa


A intenção para o dia seguinte era ficar sossegado entre pousada e cidade para as crianças descansarem, mas deu aquela coceirinha de não parar quieto e acabamos fazendo uma visita na caverna da fumacinha. Outro passeio em que a contratação de guia local é desnecessária, já que a gruta fica em um lugar super acessível de carro e tem os guias da caverna para nos orientar lá dentro. São 40 minutos na caverna e um visual incrível e inesquecível. Os meninos saíram de lá falando que esta tinha sido a atração preferida.


caverna da fumacinha



Encantadora Lençóis...

E então chegou o triste momento de partir. Foi tão bom que já estamos pensando em voltar!

Um comentário:

afetocolorido.blogspot.com.br disse...

Lindas imagens. Adorei as pedras em formato de coração. Um passeio com certeza inesquecível.
Abçs!